quarta-feira, 17 de outubro de 2012

EPICURO E A FELICIDADE - Alain de Botton


Epicuro (341 - 270 A.C ) 
Viveu em Atenas e fundou um movimento que por 700 anos permaneceu organizado. Tinha como objetivo fazer a humanidade voltar a felicidade. Seu principal pensamento era o de que uma sociedade feliz deve basear-se na amizade.

Epicuro é um dos escritores mais fecundos da antiguidade: ele tinha composto mais de trezentos tratados e estas obras eram realmente de sua autoria, não as aumentava por meio de citações tiradas de seus antecessores. Ele dizia que a filosofia era uma atividade destinada a estabelecer por meio de raciocínios e de discursos uma vida feliz. Suas reflexões atravessaram os séculos e nos orientam de forma preciosa em como levar uma vida mais simples e sábia.
Sua doutrina prega assim o prazer e é conhecida como hedonismo (do grego hedoné, o prazer).

Portanto, devemos ficar em condições de experimentar o prazer na vida, aproveitar os bons momentos, e mesmo cada dia e instante, dia vem a máxima latina que reflete o ensinamento de Epicuro: Carpe Diem, “Colha o dia”.

É preciso rejeitar todos os desejos que não são naturais e também os que não são necessários para nossa sobrevivência, para nossa saúde ou para nossa felicidade.
Mas o que é natural e necessário aos seres humanos?
Epicuro não dá uma resposta muito precisa, mas diz que é preciso contentar-se com pouco. Assim, quem deseja iguarias refinadas se arrisca muito a ficar decepcionado e infeliz se nem sempre tem os meios de proporcioná-las a si. Ter desejos de luxo expõe-nos a sofrer com freqüência. Logo, cumpre eliminá-los. Em compensação, quem só deseja alimentos “naturais”, um pouco de pão e água, por exemplo, encontrará facilmente com que se satisfazer e até pode tirar daí um imenso prazer se está realmente com fome e sede.
Portanto devemos passar nossos desejos pelo crivo da razão e eliminar implacavelmente todos os que não são naturais e necessários. Então ficaremos sábios e atingiremos ataraxia; o estado de ausência total de conturbação na alma, ou seja, a felicidade. Afinal, são os desejos insaciados, as paixões, e angústias que nos fazem sofrer.

TRES COISAS ESSENCIAIS À FELICIDADE
- TER AMIGOS = CONVIVER E CULTIVAR AMIZADES
- SER LIVRE = INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA
- TER UMA VIDA ANALISADA = REFLEXÕES/MEDITAÇÕES

Dica de leitura – “As consolações da filosofia” de Alain de Botton
Assista seus vídeos pelo nosso site – www.iluminattis.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário