quinta-feira, 4 de abril de 2013

JARDINS FILOSÓFICOS - BONSAI

JARDINS FILOSÓFICOS

BONSAI – A Arte do Cuidado


“Somos frutos do cuidado” já dizia Humberto Maturana. Para que nos tornemos seres humanos autônomos o período de cuidado necessário para nossa nutrição, cuidado e proteção leva em média treze anos. Um período longo se compararmos a outras espécies da natureza.
Porém, raramente somos gratos ou notamos a importância dos rituais diários de atenção e acolhimento que recebemos durante este período.
Levamos a vida de forma indiferente e deixamos de observar a beleza que se desenvolve lentamente ao nosso redor.
Quando escolhemos cuidar de um bonsai temos que assumir um compromisso, ser leal e atento às necessidades desta delicada árvore, que encanta e provoca reflexões sobre a velocidade e as expectativas que temos em relação ao seu desenvolvimento.
Como na vida, as tapas de amadurecimento, florada e colheita se entrelaçam e servem como reflexões sobre como podemos levar uma vida mais profunda, saudável e alegre. Percebendo a relação de amor e cuidado que existe entre o jardineiro e seu jardim, um verdadeiro e nobre alimento espiritual para a alma. Venha saber mais sobre estas pequenas árvores, aprenda cuidar de seu bonsai e compartilhe conosco deste momento de reflexão, contemplação e jardinagem.

Bonsai – Filosofia, Teoria e Prática
SÁBADO, 20 de Abril de 2013
HORÁRIO: 08:30 as 12:30

JARBO: https://www.facebook.com/Jarbobiodiversa
Facebook : FILOSOFIAS PARA VIVER EM PAZ


Nós do "CLUBE DE JARDINAGEM E ARBORICULTURA (JARBO)" e do "PROJETO JARDINS FILOSÓFICOS" estamos lhe convidando para  o curso : BONSAI: Filosofia, teoria e prática

Bonsai – filosofia, teoria e prática
SÁBADO, 20 de Abril de 2013
HORÁRIO:  08:30 as 12:30

Atividades previstas:

*A filosofia do CUIDADO numa época de tantos descuidos;
* Os simbolismos das árvores;
*Troca de experiências sobre as diversas técnicas de cultivo * Técnicas de Cultivo de árvores em vasos;
* ADUBAÇÃO de Bonsai;
* EDUCAÇÂO do Bonsai;
* PODA do Bonsai;
* PRAGAS E DOENÇAS;
* REPLANTIO ( traga seu bonsai ou pré bonsai que faremos o replantio juntos na hora)
 * Principais Estilos de Bonsai: Shokan , Moyogi, Raiz Sobre Pedra, Vassoura, Neagari, Floresta
*Troca de idéias, de sementes e mudas de árvores
* Sorteio de ferramentas, mudas de árvores e Cds de Jardinagem

Palestrantes:
Marcio Meiken – Biólogo e diretor da Biodiversa.
Regina Proença – Filósofa e Diretora da iLuminattis.
Demis Lima – Biólogo do Clube de Jardinagem e Arborização.
Aguinaldo Camboja Martins – Bonsaísta do Clube de Jardinagem e Arborização

 Investimento – R$ 50,00 – Vagas Limitadas

Local – KINOSHITA & UEDA

Av. Dr. Armando Pannunzio, 1120

Cerrado – Sorocaba – S.P.

 Inscrições e maiores informações:

15  3217-2833
15 3011-9059

E-mail: biodiversa@biodiversa.bio.br

Você também pode nos acompanhar no facebook:

JARBO: https://www.facebook.com/Jarbobiodiversa

Filosofias para viver em paz: https://www.facebook.com/groups/227958143921569/?fref=ts


"A Biodiversa - Inovações Ambientais é uma eco-empresa voltada para o desenvolvimento sustentável, geração de idéias, conceitos, produtos e ações para a solução de problemas ambientais e sociais.


O que é um Bonsai

Bonsai (Japonês: 
盆栽) “bon-sai”, que significa "árvore no prato". No entanto, o mero fato de uma árvore estar num vaso não faz dela um bonsai. Um bonsai é uma réplica artística de uma árvore natural em miniatura. É essencialmente uma obra de arte produzida pelo Homem através de cuidados especializados.

Origem do BONSAI

Os indianos utilizavam em sua medicina, desde as raízes até as frutas das plantas. Foram eles que desenvolveram a técnica de cultivar plantas em vasos tornando possível seu transporte em caravanas, garantindo medicamentos frescos para os doentes.

Através das influências religiosas como o taoísmo e o budismo, os indianos passaram para os chineses a técnica de cultivar árvores em bandejas. Isto pode ter ocorrido a quase dois mil anos atrás. Nesta época, os chineses contemplavam a montanha como um local de encontro com os deuses. Desta forma procuravam ter casa, algo que representasse as montanhas ou algo que havia nelas. Então começaram a recolher árvores naturalmente miniaturizadas das montanhas ou que lembrassem as árvores encontradas nas montanhas, ou seja, retorcidas, castigadas pela natureza e ao mesmo tempo fortes. Foi ai que surgiu o Bonsai, uma árvore miniaturizada, plantada num recipiente e aparentando ter sido castigada pela natureza.

O Bonsai só entrou no Japão a cerca de 800 anos, influenciado pelo zen-budismo (fusão do taoísmo e o budismo), sendo que só a uns 400 anos que se começou a pratica de trabalhar a forma e aspecto das árvores e, também a miniaturização de exemplares não miniaturizados naturalmente. Com isso podemos dizer que o Bonsai como conhecemos hoje, tem 400 anos.

No Brasil, o Bonsai começou com a imigração japonesa em 1909, tendo adquirido grande influência após a Segunda Guerra Mundial, e mais ainda na década de 80, por influências vindas dos Estados Unidos com os filmes Karatê Kid 1, 2 e 3.
.
Clube de Jardinagem e Arboricultura : PENSANDO NO FUTURO, CULTIVAMOS: JARDINS, ÁRVORES E AMIGOS NO PRESENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário