sábado, 2 de fevereiro de 2013
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
sábado, 1 de dezembro de 2012
CURSO DE FÉRIAS - MEDITAÇÃO - PACIFICANDO A MENTE E CORAÇÃO
NOVA DATA DE INÍCIO - 17/01 - INCRIÇÕES ABERTAS!
MEDITAÇÃO – PACIFICANDO A MENTE E O CORAÇÃO
Através da prática da meditação podemos encontrar um caminho, uma forma de conter nossos impulsos, fortalecer nosso corpo e pacificar nossas emoções. O processo meditativo é recomendado no tratamento de depressões, ansiedades, desequilíbrios físicos e ajuda o sistema imunológico a reagir melhor a tratamentos e combater os males da alma.
Durante este breve curso apresentaremos algumas técnicas de meditação, consciência corporal e reflexões filosóficas que promovem mudanças positivas e liberam uma grande quantidade de energia. Estas técnicas podem ser praticadas de forma fácil e simples e incorporadas facilmente em nosso dia a dia.
Regina Proença – Professora de Filosofia e meditação. Coordena os projetos de Cultura de Paz do Iluminattis – Centro de estudos Filosóficos desde 2003. Integra o grupo de Multiplicadores em Ética da Associação Palas Athena.
ENCONTROS SEMANAIS – QUINTAS DAS 19:00 ÁS 21:00
INÍCIO - 17/01 – QUATRO ENCONTROS
Inscrições e informações:
CORPO & ALMA – Centro de Estudos e Atendimento em terapias energéticas
Al. Das Margaridas, 16 – Jd. Simus / Sorocaba – Fone: 3217.2516
Valor á vista 250,00 - Inscrições no local - 280,00 ou 2 X 140,00
Maiores informações com Regina Proença – 91242950 ou regina@iluminattis.com.br
MEDITAÇÃO – PACIFICANDO A MENTE E O CORAÇÃO
Através da prática da meditação podemos encontrar um caminho, uma forma de conter nossos impulsos, fortalecer nosso corpo e pacificar nossas emoções. O processo meditativo é recomendado no tratamento de depressões, ansiedades, desequilíbrios físicos e ajuda o sistema imunológico a reagir melhor a tratamentos e combater os males da alma.
Durante este breve curso apresentaremos algumas técnicas de meditação, consciência corporal e reflexões filosóficas que promovem mudanças positivas e liberam uma grande quantidade de energia. Estas técnicas podem ser praticadas de forma fácil e simples e incorporadas facilmente em nosso dia a dia.
Regina Proença – Professora de Filosofia e meditação. Coordena os projetos de Cultura de Paz do Iluminattis – Centro de estudos Filosóficos desde 2003. Integra o grupo de Multiplicadores em Ética da Associação Palas Athena.
ENCONTROS SEMANAIS – QUINTAS DAS 19:00 ÁS 21:00
INÍCIO - 17/01 – QUATRO ENCONTROS
Inscrições e informações:
CORPO & ALMA – Centro de Estudos e Atendimento em terapias energéticas
Al. Das Margaridas, 16 – Jd. Simus / Sorocaba – Fone: 3217.2516
Valor á vista 250,00 - Inscrições no local - 280,00 ou 2 X 140,00
Maiores informações com Regina Proença – 91242950 ou regina@iluminattis.com.br
domingo, 18 de novembro de 2012
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
O QUE É ZAZEN? - MONJA COEN
" Zazen literalmente significa Sentar Zen. Zen é uma palavra que vem do Sânscrito Dhyana ou Jhana e significa um estado meditativo profundo. Geralmente não chamamos o Zazen de meditação, pois o verbo meditar é transitivo direto, ou seja, requer um objeto. Meditar sobre a vida, meditar algo. Enquanto que o Zen é intransitivo. Não há objeto de meditação. Até o sujeito desaparece. E quando isso acontece o Caminho se manifesta em sua plenitude.
Um momento de zazen é um momento de Buda.
Entre tarefas, em momentos de stress no trabalho, nos estudos, entre amigos e desafetos, em casa, no trânsito, lembre-se apenas de endireitar a coluna e respirar conscientemente. Perceba suas emoções e batimentos cardíacos. Relaxe, sorria. Tudo é passageiro. Aprenda a estar presente no instante e a agir da maneira correta a transformar o que náo for de seu agrado. Lembre-se: apenas reagir não transforma.
Assim, use o Zazen para o seu bem e de todos os seres. Pois afinal, se se entregar ao Zazen de corpo e mente verificará que é o Zazen que faz zazen… Zazen zazen zazen." - Ven. Monja Coen
Roshi
Um momento de zazen é um momento de Buda.
Entre tarefas, em momentos de stress no trabalho, nos estudos, entre amigos e desafetos, em casa, no trânsito, lembre-se apenas de endireitar a coluna e respirar conscientemente. Perceba suas emoções e batimentos cardíacos. Relaxe, sorria. Tudo é passageiro. Aprenda a estar presente no instante e a agir da maneira correta a transformar o que náo for de seu agrado. Lembre-se: apenas reagir não transforma.
Assim, use o Zazen para o seu bem e de todos os seres. Pois afinal, se se entregar ao Zazen de corpo e mente verificará que é o Zazen que faz zazen… Zazen zazen zazen." - Ven. Monja Coen
Roshi
quarta-feira, 14 de novembro de 2012
As consolações da Filosofia - Alain de Botton
Ao amanhecer, devemos realizar o que Sêneca denominou de praemeditatio, uma meditação antecipada de todos os sofrimentos da alma e do corpo aos quais a deusa Fortuna pode vir a nos submeter.
UM PRAEMEDITATIO DE SÊNECA
(Os sábios) iniciarão cada dia com o pensamento...
Nenhuma dádiva da Fortuna nos pertence de fato.
Nada, seja público ou privado, é estável; os destinos dos homens, assim como os das cidades, estão sujeitos a um turbilhão.
Qualquer edificação que tenha levado longos anos para ser erguida, à custa de grande sacrifício e graças aos préstimos dos deuses, pode dispensar-se ou desfazer-se em um único dia. Não, aquele que disse “um dia” exagerou, concedendo um prazo longo demais para um revés repentino: uma hora, um átimo, é o bastante para promover a queda de impérios.
Com que freqüência cidades da Ásia, com que freqüência cidades da Acaia foram destruídas por um único tremor de terra?Vivemos em meio as coisas que estão, sem qualquer exceção, destinadas a morrer. Mortal você nasceu; mortais você dá à luz.
Não se surpreenda com nada, espere tudo.
ANSIEDADE
Um estado de agitação motivado por uma situação problemática, para a qual, ao mesmo tempo, se deseja a melhor solução e se teme que o pior venha a acontecer. Em geral deixa os envolvidos desanimados e incapazes de encontrar prazer em atividades supostamente agradáveis, sejam elas culturais, sexuais ou sociais.
Mesmo quando podem desfrutar de cenários sublimes, os ansiosos continuarão preocupados por antever em seu íntimo a ruína e podem preferir que os deixem sozinhos em um quarto.
Sêneca foi mais sábio ao nos pedir que consideraremos o fato de que as coisas ruins irão talvez acontecer, mas acrescentou que é improvável serem tão ruins quanto tememos que sejam.
Desprezarei tudo que pertença ao domínio da Fortuna, mas se me for dado escolher, irei preferir a melhor parte.
Parem de tentar impedir que os filósofos tenham dinheiro, ninguém condenou à pobreza a sabedoria. (Sêneca)
Não se trata de hipocrisia. O estoicismo não recomenda a pobreza; recomenda que nós não a temamos ou a desprezemos. Os estóicos podem viver com as mesmas dádivas que a Fortuna concede aos tolos. Suas casas podem ser luxuosas e sua mobília bela. Apenas um único detalhe os qualifica como sábios, como reagem à pobreza súbita. Podem abandonar a casa e a criadagem sem ódio ou desespero.
O sábio não tem nada a perder. Tudo que ele possui está investido nele mesmo. O sábio é auto-suficiente...se ele perde uma das mãos devido a uma doença ou à guerra ou se algum acidente o privar de um dos olhos ou mesmo de ambos, ele se contentará com o que restar.
O sábio não se desprezará a si próprio se tiver a estatura de um anão, embora deseje ser alto.
O sábio é auto-suficiente no que se refere a viver sem a amizade de ninguém, mas isso não significa que ele deseje esta situação.
“Que progressos, você me pergunta, já consegui? Comecei a ser amigo de mim mesmo.”
Isto de fato é um grande benefício...esteja certo de que este homem é amigo de toda a humanidade.
Fomos dotados de inconstância, hesitação, dúvida, sofrimento e superstição. Abrigamos em nosso íntimo preocupações com o futuro (mesmo depois de mortos), ambição, ganância, ciúme, inveja, desejos insanos e incontroláveis. A guerra, as mentiras, a infidelidade, a calúnia e a curiosidade nos atraem.
Somos quase sempre histéricos e demenciados, inquietos e vulgares; comparados conosco os animas eram, em muitos aspectos, modelos de sanidade e virtude – uma triste realidade sobre a qual a filosofia via-se obrigada a refletir, apesar de raramente o fazer. (Montaigne)
“Antes de comer sou uma pessoa; depois de uma refeição sinto-me outra bem diferente.” (Montaigne)
“Quando o bem-estar físico e um belo dia de sol sorriem para mim, sou bastante afável; basta uma unha do pé encravada para tornar-me suscetível, mal-humorado e intratável” (Montaigne)
Textos extraídos do livro: As consolações da Filosofia – Alain de Botton
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)