sexta-feira, 28 de setembro de 2012

COMO SEGUIR O CAMINHO - ARTIGO

COMO SEGUIR O CAMINHO

Todos nós temos carma para encontrar algum caminho espiritual, e eu gostaria de encorajar você, do fundo do meu coração, a seguir com total sinceridade o caminho que mais o inspirar.
Leia os grandes livros sobre espiritualidade de todas as tradições, chegue a algum entendimento sobre o que os mestres querem dizer com liberação e iluminação e descubra qual é a abordagem da realidade absoluta que mais o atrai, que é mais adequada a você. Desenvolva sua busca com todo o discernimento de que for capaz; o caminho espiritual exige mais inteligência, mais sóbrio entendimento, mais poder sutil de discriminação do que qualquer outra disciplina, porque a mais alta verdade está em jogo. Use seu bom senso a todo instante. Venha para o caminho o mais espirituosamente consciente possível da bagagem que traz com você: suas carências, fantasias, fracassos e projeções. Combine, com elevada consciência do que sua verdadeira essência pode ser, humildade realista e sensata com a clara avaliação de onde você está no caminho espiritual e o que ainda resta a ser entendido e realizado.
O mais importante é não se deixar cair na armadilha que tenho visto em toda parte no Ocidente, uma "mentalidade de consumo'', comprando por aí de mestre em mestre, de ensinamento em ensinamento, sem qualquer continuidade ou dedicação real e consistente a qualquer disciplina. Quase todos os grandes mestres espirituais de todas as tradições concordam que o essencial é dominar um caminho, uma trilha para a verdade, seguindo uma tradição com todo coração e mente até o final da jornada espiritual, mantendo-se ao mesmo tempo aberto e  reverente em relação aos insights de todas as demais. No Tibete costumamos dizer: "Conhecendo um, você realiza todos". A idéia novidadeira dos nossos dias, de que podemos sempre conservar todas nossas opções em aberto e assim nunca precisar comprometer-se com nada, é uma das maiores e mais perigosas ilusões de nossa cultura, e um dos modos mais efetivos do ego sabotar nossa busca espiritual.
Quando você continua procurando o tempo todo, a busca em si torna-se uma obsessão que o domina. Você se torna uma espécie de turista espiritual, circulando muito sem nunca chegar a parte alguma. Como disse Patrul Rinpoche: "Você deixa o elefante em casa e fica procurando as pegadas dele na floresta."
Seguir um ensinamento não é um modo de confinar você ou de, por ciúme monopolizá-lo. É uma maneira compassiva e hábil de mantê-lo centrado e sempre no caminho, apesar de todos os obstáculos que você e o mundo inevitavelmente enfrentarão.

(texto extraído do Livro Tibetano do Viver e Morrer, de Sogyal Rinpoche)

Nenhum comentário:

Postar um comentário