domingo, 11 de novembro de 2012

SOMOS RAÍZES E SEMENTES - ARTIGO

SOMOS RAÍZES E SEMENTES

Minha  s crenças são muito simples, colhemos aquilo que plantamos, isto é fácil de compreender e difícil de realizar.
Acredito que somos como sementes e raízes, e que tudo na vida depende de como cuidamos das etapas que se entrelaçam e devem ser cuidadas todo dia, da mesma forma que cultivamos nossa saúde através de ações diárias, com exercícios, uma dieta saudável e uma combinação de trabalho, descanso e lazer, evitando as “tranqueiras” e excessos.

Devemos cuidar da saúde de nossa alma, buscar práticas e filosofias para viver em paz. Precisamos ir além das aparências, além das sacolas ecológicas, que são bonitinhas e úteis mas isso não basta, o consumo “eco-fashion” é mais uma forma de manipulação.
Não é porque o talão de cheques de seu banco é feito de papel reciclado que a instituição é preocupada com responsabilidade social ou seja ecologicamente correta, isso pode ser apenas uma fachada para atrair pessoas para seus produtos, só é “menos” ruim.
Ações éticas, espirituais e/ou ecológicas devem ser como sementes que cultivamos em nossa alma, com tempo e cuidado vemos nascer os brotinhos, os primeiros sinais de crescimento. Na natureza o processo é lento, não vemos as raízes enquanto estão se desenvolvendo, no escuro e fora de nossa vista elas crescem, fornecendo uma base segura para os dias mais difíceis e aprofundando nossa busca a cada momento.
Quando decidi trabalhar com filosofia, meditação e alimentação, não pude deixar de notar a proximidade destas coisas, percebo que a vida acontece como um grande banquete, podemos escolher qual comida nos interessa mais, onde nosso paladar sente mais prazer. A riqueza e variedade de temperos, todas as combinações possíveis e principalmente a energia que o alimento proporciona ao nosso corpo. O processo de digestão é como uma purificação de nosso templo; o fogo sagrado que consome nossas oferendas e descarta aquilo que não é mais necessário. Nossa mente é o que nos guia até os prazeres, podendo nos escravizar ou libertar, quando ingerimos sempre as mesmas comidas ou pensamos sempre nas mesmas coisas, colocamos em segundo plano aquilo que deveria ser nossa prioridade, ficamos neuróticos e/ou raquíticos espirituais. Acontecem assim os distúrbios emocionais (depressões, síndromes do pânico, transtornos em geral), sentimos que estamos ou gordos demais ou em busca da forma quase esquelética que vemos desfilar na t.v. e propagandas de produtos em geral.
Somos escravizados e nem percebemos. Ficamos chocados quando algum ator ou modelo é internado com problemas de saúde, seja por causa de depressão, uso de drogas ou bulimia. Parece incrível que estas pessoas (que conseguiram aquilo que acreditamos trazer felicidade como; fama, dinheiro, magreza, etc) possam ter problemas tão graves e sejam tão infelizes...
Na busca da espiritualidade as raízes são bem mais profundas e exigem mudanças em nossos hábitos mentais e físicos, as escolas de sabedoria do antigo Egito, Índia, Grécia, os muitos sábios e mestres nos levam a refletir diariamente sobre todas as nossas ações, principalmente quando estamos sozinhos, longe da vista dos outros, nós e nossos botões. Aquilo que mostramos aos outros na maioria das vezes é só uma máscara e ás vezes a colamos tão bem na nossa face que mal conseguimos tira-la quando queremos, somente com muita terapia, meditação ou reza é que conseguimos nos livrar da mentira que inventamos para nossa vida.
Mas se nos voltarmos para nossas origens, nossas raízes mais profundas, nossa essência primordial de onde toda criação manifestou-se, iremos encontrar a Unidade. Não há arvore, por mais frondosa que seja, que não tenha brotado de uma única semente, apenas uma é o bastante. Assim são nossas ações, sementes que carregam a energia e informação de todos os nossos ancestrais, físicos e espirituais.
Ao plantarmos, devemos cultivá-la e com muita paciência e perseverança aguardar seu desenvolvimento silencioso e contínuo para que um dia possamos desfrutar de sua sombra, flores e frutos.
Não tenha medo de mudar, de buscar pessoas e locais que tragam um significado mais profundo em sua vida, é necessário encontrar um propósito que forneça a energia e alegria para vivermos todos os dias como uma graça, um presente que recebemos todos os dias ao despertarmos.
Faça parte deste banquete, não é preciso ser convidado e nem pertencer a algum grupo especial, basta ser Humano, esta á a única credencial necessária para desfrutar do privilégio da consciência divina. Seja um jardineiro neste paraíso você também!

Regina Proença, professora, tradutora graduada em Filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário